>> PRINCIPAL >> INSTITUCIONAL

QUEM SOMOS

 O Hospital Alcides Carneiro é a maior Instituição pública do Município de Petrópolis/RJ, com mais de 70 anos de existência e gerida, desde 2008, pelo Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro - SEHAC, criado para este fim.

É referência regional em Maternidade de alto risco e UTI neonatal além de prestar Assistência Médico-Hospitalar, em regime Ambulatorial, de Urgência e Emergência, de internação em Clínica Médica, Pediátrica, Terapia Intensiva (Adulto) e em Clínica Cirúrgica nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica, Mastológica, Odontológica, Oftalmológica, Otorrinolaringológica, Obstétrica, Pediátrica, Plástica Reparadora, Proctológica, Cirurgia Vascular e Urológica.

É um hospital credenciado pelo Município e habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade – UNACON, de atenção especializada em tratamento oncológico clínico e cirúrgico.

Possui um Centro Cirúrgico com seis salas em uso e uma sendo preparada, uma sala de RPA, uma Unidade Pós-Cirúrgica, além dos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia, como o Centro de Diagnóstico, Centro de Imagem, Laboratório, Serviço de Nefrologia e Agência Transfusional.

Conta com um ambulatório com 26 consultórios onde são oferecidas 28 especialidades:

Atenção Básica: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia; Atenção Especializada: Angiologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Dermatologia, Endocrinologia, Genética, Hematologia, Odontologia, Mastologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Pediátrica, Plástica, Vascular, Urológica, Otorrinolaringológica, Proctológica; Outras especialidades: Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Programa de Cuidados Paliativos, Programa de Planejamento Familiar e Exames de Audiometria e Espirometria.

Possui 214 leitos em sua estrutura e investe constantemente em inovação e tecnologia, ampliando assim seus serviços para melhor atender a população do Município de Petrópolis e adjacências.

 

 

IDENTIDADE

 ORGANIZACIONAL

MISSÃO:

Prestar assistência médica hospitalar e ambulatorial de forma integral, ética e humanizada, bem como formar e qualificar profissionais de saúde, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da assistência a saúde no município de Petrópolis/RJ e adjacências.

 

 

VISÃO:

Consolidar um modelo de gestão transparente e eficiente, com foco na qualidade da assistência e na resolutividade do tratamento de saúde, no âmbito da saúde pública do Município.

 

 
 

VALORES:

  • Respeito à Pessoa                        

  • Comprometimento                       

  • Integridade                                     

  • Ética    

  • Transparência                                

  • Moralidade

  • Responsabilidade sócio-ambiental

 

 

 

 

 

 

HISTÓRICO:

 

A História do Hospital Alcides Carneiro começou em 1943 quando o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado – IPASE adquiriu em Petrópolis um sanatório com 30 leitos. O objetivo de tal aquisição era dar assistência aos funcionários públicos, portadores de Tuberculose, que eram encaminhados para internação em sanatórios na região serrana do Rio de Janeiro.

Em 1950, o Sanatório foi ampliado atingindo a marca de 180 leitos, e passou a denominar-se Sanatório Alcides Carneiro, em homenagem ao então Presidente do IPASE Sr. Alcides Vieira Carneiro.

Com a extinção do IPASE em 1977, o Sanatório iniciou sua transformação para Hospital Geral passando a denominar-se Hospital Sanatório Alcides Carneiro, internando, predominantemente, pacientes de longa permanência de clínica médica e alguns casos cirúrgicos.  Ainda neste ano foi inaugurado o Ambulatório com 26 (vinte e seis) consultórios e salas de atendimento.

Em 1991 o Governo Federal, iniciando o processo de municipalização da Saúde, transferiu para a Prefeitura Municipal de Petrópolis a gestão do hospital que passou a denominar-se, como até hoje, Hospital Alcides Carneiro, voltado à internação de casos agudos clínicos e cirúrgicos.

Necessitando de mais agilidade e autonomia nos processos administrativos o governo municipal, adotou um modelo de parceria para a prestação de serviços e manutenção do hospital e criou através da lei municipal nº 6483, de 14 de novembro de 2007, o Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro – SEHAC, que é pessoa jurídica de direito privado e social, sem fins lucrativos, de utilidade pública e interesse coletivo, e que a partir de abril de 2008 passou a ser a Instituição administradora do Hospital Alcides Carneiro.

Os recursos financeiros para administração do hospital vêm através da celebração de contrato de gestão entre SEHAC e Município.

Para bem cumprir sua finalidade, o SEHAC baseia sua atuação na viabilização de recursos físicos, materiais, humanos e financeiros para que o hospital Alcides Carneiro possa atender seus objetivos assistenciais como hospital geral público.

Sem dúvida, o Hospital Alcides Carneiro tem grande importância no cenário da saúde do Município, que atualmente possui cerca de 300.000 habitantes.

 

 

 

 

SOBRE ALCIDES CARNEIRO:

Nasceu no Estado da Paraíba. Iniciou o curso de Direito na capital cearense, mas bacharelou-se no Recife, em 1926, aos 20 anos de idade. A partir de 1930, começou a sua escalada como homem público. Dentre outras atribuições foi interventor do município paulista de Itápolis, Inspetor do Ensino Secundário, no Rio de Janeiro; Procurador da República, no Estado de Espírito Santo; Oficial de Gabinete do Ministro da Educação; Consultor Jurídico do Ministério da Educação e Advogado da Polícia Militar, no Rio de Janeiro; Curador de Massas Falidas, no Rio de Janeiro. Exerceu, ainda, as Curadorias de Menores e de Família e Procurador de Justiça. Quando faleceu, era Ministro do Superior Tribunal Militar e Presidente da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade.

 "Incursionei na política, onde os homens me ensinavam os caminhos do inferno e o estilo do diabo. Aprendi depressa, mas depressa enjoei. Ela não é, para senão muito poucos, a arte de trabalhar pelos outros. De qualquer forma, para se vencer politicamente, é preciso enganar muito e mentir outro tanto. No começo há engulhos. Depois o estômago aceita. A natureza é sábia e os homens sabidos". (Alcides Carneiro).

Além de advogado e político, Alcides Carneiro era, acima de tudo, um grande orador, seus discursos sensibilizavam qualquer público. Era também, poeta e trovador. Membro da Academia Carioca de Letras, Delegado da Academia Paraibana de Letras, junto à Federação das Academias Brasileiras de Letras do Brasil. Faleceu no Hospital das Clínicas de Brasília, em 22 de maio de 1976.

 

 
PÁGINA PRINCIPAL DOCUMENTOS ARTIGOS ÁREA EXTRANET FALE CONOSCO